O que é Direito Empresarial e como trabalhar nessa área?
![Direito Empresarial](https://blogantigo.eseg.edu.br/wp-content/uploads/2021/07/Direito-Empresarial-ESEG.jpg)
A graduação em Direito oferece ampla atuação. Dentre as opções mais promissoras está o Direito Empresarial, que vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Neste post, vamos explicar o que é Direito Empresarial e quais são as características do advogado que atua na área. Confira!
Afinal, o que é Direito Empresarial?
O Direito Empresarial é o ramo do Direito Privado que estuda e regula as relações entre empresário, empresa e mercado. Assim sendo, podemos afirmar que o Direito Empresarial abrange o conjunto de normas e leis que estão ligadas à atividade de uma empresa, como normas trabalhistas, regulações ambientais e leis societárias e tributárias.
Esse campo é fundamental para a sustentação de uma empresa, uma vez que está totalmente ligado à prevenção de riscos. Afinal, práticas ilegais, mesmo que sem intenção, podem resultar em sanções, multas e até mesmo interdições. Por esse motivo, os profissionais com conhecimento em Direito Empresarial são extremamente valorizados no mercado de trabalho.
Como é a carreira em Direito Empresarial
O papel do advogado que atua na área de Direito Empresarial é preservar a honestidade e a justiça, com o objetivo de manter uma relação harmônica entre todos aqueles que fazem parte do universo de uma corporação, seja com o meio ambiente ou ainda com sócios, consumidores, funcionários ou concorrentes.
Isso requer uma visão ampla e generalista das Ciências Jurídicas, já que o Direito Empresarial engloba áreas como Direito Civil, Trabalhista, Tributário, Societário, Administrativo, Econômico, Financeiro e Ambiental.
Mesmo em momentos de crise econômica, há grande demanda por advogados empresariais. Isso porque empresas de todos os portes e setores precisam constantemente de assessoria nessa área, seja para analisar contratos, acompanhar audiências, prever riscos ou executar processos de falência.
Principais áreas de atuação
Como falamos, o Direito Empresarial é bastante vasto, podendo ser aplicado em diferentes áreas, todas elas relacionadas a algum aspecto da atividade empresarial. Abaixo, listamos as três principais.
Direito Societário
Como o nome diz, o Direito Societário regula a formação e extinção de sociedades, bem como a relação entre os sócios. O advogado que trabalha nessa área oferece orientação jurídica sobre os tipos societários, estabelece acordos entre sócios e atua em operações de incorporação, cisão ou fusão de empresas.
Direito de Propriedade Industrial
O papel do advogado que atua na área de Direito de Propriedade Industrial é garantir aos autores de inventos o privilégio da sua utilização, bem como a proteção à propriedade das marcas, por meio do registro de patentes. Em um mercado extremamente competitivo, é fundamental assegurar a propriedade industrial de uma organização, a fim de gerar vantagem competitiva.
Direito Falimentar
O Direito Falimentar é um dos ramos do Direito Empresarial que mais ganham destaque em momentos de crise econômica. A área apoia empresas que estão passando por dificuldade financeira, com o objetivo de evitar a decretação de falência, por meio da elaboração de um plano de recuperação. Quando isso não é possível, o advogado pode prestar assessoria no encerramento das atividades empresariais e liquidação dos ativos para quitar débitos.
Principais competências do advogado empresarial
Para se destacar na área de Direito Empresarial é preciso se dedicar bastante aos estudos. O primeiro passo para se tornar um advogado empresarial é fazer a graduação em Direito e, posteriormente, a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para poder exercer a profissão. Investir em um curso de pós-graduação também abrirá muitas portas.
Veja as características do advogado empresarial:
- conhecimento aprofundado sobre Direito Empresarial;
- conhecimento em Gestão de Negócios e Finanças;
- visão estratégica;
- comunicação efetiva;
- habilidade de negociação;
- habilidade para identificar e gerenciar riscos;
- criatividade na resolução de problemas;
- comportamento ético.
Gostou de aprender sobre Direito Empresarial? Aproveite para saber mais sobre a graduação em Direito no nosso post “Saiba por que fazer Direito pode ser a escolha certa para você”.
Siga a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nas redes sociais:
Responsabilidade Social e agir eticamente perante as pessoas e o meio em que vive, ou seja, respeitar os direitos e valores de cada um como cidadao, ter consciencia das acoes praticadas, que podem prejudicar o meio ambiente e minimiza-las, visando sua preservacao, assim garantimos uma sociedade harmonica e saudavel, alem de, deixar plantado e estruturado para geracoes futuras, por isso a importancia de sua pratica. A Revolucao Industrial iniciada no seculo XVIII, gerou mudancas nao apenas no setor industrial, mas para toda sociedade. Grande parte dos trabalhadores foram substituidos por maquinas, os que tinham emprego eram explorados com longas jornadas de trabalho e pouco tempo para descanso, baixos salarios, pessimas condicoes de trabalho. Tudo isso, porque nessa epoca o objetivo dos empresarios era apenas a geracao de lucro e a competitividade de mercado. Mas essa metodologia nao durou muito, pois as consequencias negativas foram aparecendo, como desmatamento, poluicao dos rios e ar, desigualdade social, sendo os avancos tecnologicos das empresas um dos maiores responsaveis. Devido a essa serie de fatores, as organizacoes foram obrigadas a mudar sua visao e assumir um papel mais responsave 00004000 l com a sociedade. Entao comeca a surgir a responsabilidade social empresarial.
Olá Aninha. Que bom que gostou do nosso conteúdo. Continue acompanhando nosso blog e, para receber conteúdos como esse, cadastre seu e-mail em https://blog.eseg.edu.br/